Ontem soube via messenger, pelo Sérgio Oliveira, que faleceu o Oniro Camilo (de branco, na foto), presidente do Sindimineiros e da central sindical NCST/RS. Um baita lutador pelos interesses da classe trabalhadora, um cara de iniciativa. Conheci ele pelo Larri Oliveira Lopes (com ele, na foto acima), sindicalista daqui de Charqueadas, nas lutas contra as reformas liberais do Temer, em 2017. Julho passado faleceu o Larri, aos 59: ontem, ele, aos 58. Uma grande perda para o movimento sindical, deixará uma lacuna. Reproduzo abaixo texto do Portal de Notícias, da noite de ontem:
"Morreu na tarde desta terça-feira (27/10), aos 58 anos, o sindicalista butiaense Oniro Camilo, vítima da Covid-19. Ele estava hospitalizado desde a última quarta-feira (21/10) no Hospital da cidade de Estrela.
Oniro Camilo ficou conhecido em todo o estado e na região Sul do Brasil por sua atuação comunitária e à frente do Sindicato dos Mineiros e da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST). Camilo também tinha forte envolvimento com o movimento pró-duplicação da Rodovia BR-290 e em outras demandas da região Carbonífera.
Nas eleições deste ano, ele concorria a uma das vagas na Câmara de Vereadores de Butiá pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Na sessão do Legislativo butiaense de ontem (26/10), o presidente do PDT, Maurício Souza Pereira, chegou a informar que Camilo vinha apresentando boa recuperação da doença."