Foi legal ontem pegar autógrafos no livro de Daniel Sperb, do próprio e dos jogadores do Grêmio Campeão Gaúcho de 1977: André Catimba, Cassiá, Ancheta, Oberdan, Tarciso , Eder, Jorge Leandro, Iúra, dos reservas Remi e Gino e do dirigente Verardi.
Simpáticos aos torcedores os jogadores presentes, mas Oberdan e Tarciso se esforçavam mais para agradar, muito educados. Para mim, que comecei pelo futebol justamente naquele ano e por aquele time, foi especial.
Um cara na minha frente na fila dos autógrafos, um alemão alto com a mãe junto, estava com um disco compacto de vinil lançado após o título. Disse que tinha 52 anos e ouviu o jogo pela rádio, em Novo Hamburgo. Ele falava: - Tem aqui no compacto o Sant"Ana dizendo "o Grêmio é melhor que o Inter, eu disse". Na hora dos autógrafos, até os jogadores mostravam surpresa e satisfação com i vinil. E o alemão repetia : - Tem aqui o Sant"Ana...
Circularam pelo local também o grande jornalista e historiador gaúcho Eduardo "Peninha" Bueno e o cineasta e ex-Replicantes Carlos Gerbase. Rateei em não levar meus livros "tricolores" do Peninha para pedir autógrafo.
O evento ocorreu na Hamburgueria 1903, do Grêmio, no Shopping Praia de Belas, em Porto Alegre. Trouxe um cerveja 1903 para experimentar.