Ontem a noite os literatos locais se reuniram para o Sarau Literário no Solar Shopping, apresentando seus textos. Dentre muita poesia e prosa, momentos marcantes.
Como as leituras emocionadas que a mãe do jovem literato Luis Botelho, Luisa, fez dos textos do mesmo. Em sentido inverso, a pequeja Marjana, de 7 anos, filha de Rejane Rarczak, apresentou textos da mãe para encanto dos presentes.
Daynor Lindner, além da intensidade e bom gosto de suas poesias eróticas, soltou a afinada voz em composição própria, à capela. Ivone Guerreiro fez o mesmo, interpretando a canção Olga, de João Guerreiro. Este, por sua vez, leu poesias suas constantes da IV Mostra Literária de Charqueadas trabalhadas nas escolas durante a semana.
Os escritos da ala jovem, de Luis e Joana, de 14 anos, marcaram pela qualidade demonstrada. O primeiro foi, inclusive, o único a apresentar textos em prosa no Sarau.
A patronesse Cláudia Gelb, basicamente uma escritora de prosa, apresentou, com seu timbre de voz marcante, poemas de outros autores. Rosilane Rocha mais uma vez levou seus poemas de reconhecida qualidade a um Sarau.
Mas o ponto significativo da noite foi a participação da poetisa Valda Tissot Junqueira, patronesse da primeira edição do Sarau Literário, em 2005. Devido a idade avançada e por ter enfrentado recentemente problemas de saúde, Valda não havia ainda comparecido no VII Sarau, marcado pelas chuvas intensas.
Mas ontem, com o sol, a poetisa estava, como disse sua filha Denise, "com o pé que é um leque". Além de ter participado à tarde de uma atividade literária na escola municipal Maria de Lourdes, compareceu no Sarau, onde fez um lúcida intervenção e brindou a todos com a declamação de poema de sua autoria. Denise também apresentou textosde Valda, constantes em seu livro mais recente, Poesia com Data Marcada.
A literatura local agradeceu pela noite de quinta, tradicionalmente "noite de Sarau" em Charqueadas.