Nesta tarde, no Memorial ao Mineiro, 76 pessoas prestigiaram os 25 anos do lançamento do livro "Charqueadas: sua origem, sua história, sua gente", do jornalista e escritor charqueadense Saldino Antônio Pires, em atividade integrante do VII sarau Literário de Charqueadas.
Ainda hoje o livro é exemplo único de um trabalho de fôlego que aborda vários aspectos da história do município, daí grande parte de toda a sua importância. O local onde a Associação de Literatura de Charqueadas - ASLIC decidiu realizar a palestra de Saldino simboliza bem um dos principais ciclos de atividade econômica de Charqueadas que, não se esqueça, pertence a Região Carbonífera, mesmo carregando no nome o símbolo de sua origem, a indústria saladeril, da confecção do charque bovino.
Saldino relatou aspectos da história do Município e da realização do livro, feito sem auxílio público, custeado pelo autor que, jornalista, imprimiu e montou olivro na gráfica da Folha Mineira, jornal extinto mas que marcou toda uma época na cidade. Aliás, está para lançar outro livro em março de 2012, abordando os 30 anos de emancipação de Charqueadas, outra vez de forma independente.
Novamente a ASLIC ofereceu brindes aos presentes, agraciando os professores André da EE Henry Duplan, Grazi e Luise da EM Horácio Prates e Paula e Cinara do EM Maria de Lourdes com exemplares da IV Mostra Literária de Charqueadas, que contém crônicas de Saldino.
A patronesse do VII Sarau Cláudia Gelb, a secretária da Cultura Sandra Peres, a vereadora e literata Patrícia Ferreira, a poeta Rosilane Rocha eo secretário da ASLIC João Guerreiro prestigiaram a palestra.