O IV Sarau Literário de Charqueadas, evento integrante da Agenda Cultural de Charqueadas (Lei Municipal 1896/2006), envolveu 16 literatos locais e regionais em bate-papos, palestras e lançamento de livros (05), levando ao Solar Shopping um público de aproximadamente 1.000 pessoas durante os cinco dias de atividades (27 a 31 de outubro)..
Participaram os seguintes literatos locais e regionais: Alda Marici, Antônio Bacamarte, Benedito Veit, Cláudia Gelb, Dainor Lindner, João Adolfo Guerreiro, Joana Guerreiro, Maurício Figueiró, Milene Krumenauer, Míria Pereira, Patrícia Ferreira, Paula Rosa, Rejane Barczak, Rosilane Rocha (patronesse do IV Sarau), Saldino Pires e Valda Tisot. Também digna de nota a participação de 68 pequenos escritores, alunos da rede municipal, nas publicações da SMED e da Escola Thietro A Pires (na foto, com a patronesse do Sarau Rosilane Rocha e com as professoras Alda e Eulélia).
Dentre as atrações do IV Sarau, marcaram presença o cronista David Coimbra, o professor Cícero Galeno, o cantor e guitarrista André Miller, o grupo de dança da Secretaria da Cultura e o grupo teatral Unilassale. Foram lançados os seguintes livros durante o IV Sarau: “Por que Charqueadas?”, de Benedito Veit, “Exercício de poeta...”, da Secretaria da Educação de Charqueadas, “Leitura e Cidadania...” da Escola Municipal Thietro A Pires, “Poesia com data marcada”, de Valda Tissot e “Transmutação” de Cláudia Gelb, estes três últimos publicados por meio do Fundo Municipal de Cultura.
“- Através do Sarau estamos incentivando o surgimento de novos escritores, bem como propiciando espaço para a divulgação daqueles que hoje já se dedicam às letras”, disse a secretária municipal da Cultura Maria Alexandra Virote. A iniciativa é uma promoção da Administração Municipal de Charqueadas, através das secretarias municipais da Cultura e da Educação, em parceria como a Associação de Literatura de Charqueadas – ASLIC e com o apoio da Gerdau Aços Especiais Piratini, Solar Shopping, do Conselho Municipal de Cultura, Biblioteca Pública Vera Maria Gauss, CNEC e dos jornais A Região e Portal de Notícias.