João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Meu Diário
25/04/2008 15h15
Estatísticas no Recanto
Hoje completo 730 dias de Recanto das letras. Estou com 22.741 leituras neste momento, são 17h.
O que significa ter 2.000 ou 200.000 leituras em dois anos de Recanto? O importante para mim é que esse número demonstra que eu fiz relações literárias aqui. Pessoas realmente legais, inteligentes, sensíveis e interessantes, que escrevem bem, que dizem coisas legais, que são gente fina. E isso é prazeroso para mim.

Fui novamente fazer algumas estatísticas, assim como já tinha feito aos 461 dias que aqui estava (taí, continuo com uma queda pelos sociólogos funcionalistas e quantitativos, filhos do Durkheim).
Estou a 730 dias no RL, o que dá aproximadamente 31 leituras de textos por dia (antes tinha 22). Legal, todo dia (isso é média, mas dá um norte) 31 pessoas acham que vale a pena vir aqui espiar meus escritos. Tri legal!
Como hoje estou com 175 textos (estava com 111 no primeiro levantamento estatístico), são cerca de 130 leituras em média (antes eram 90). Bem legal, é um crecimento que gratifica, levando em conta a qualidade dos leitores aqui do Recanto. Estou satisfeito de conhecer virtualmente tanta gente interessante.

Buenas, fui ver também os comentários.
Tenho 1.130 páginas de comentários enviados (antes, 675). Como são 10 comentários por página, isso dá 11.300 textos que li e comentei, de outros autores (antes, 6.750). E gostei de todos, pois continuo não tendo por hábito comentar textos que não gosto ou não acho interessantes.
Tenho 507 páginas de comentários recebidos (antes, 286), então dá 5.070 (antes, 2.860). Logo 19% das pessoas que acessam minha página chegam a comentar os textos (antes eram 28%) e 81% não comentam (antes, 72%). Isso significa que esse número não lê os textos até o final? Não gosta do que lê e não comenta? Lê e não comenta porque não tá a fim? Sei lá, tanto faz, ou melhor, faz diferença, mas não tem como saber mesmo.
O que se percebe é que por um lado eu fui mais lido, por outro fui menos comentado. A quantidade de leitores aumentou, a qualidade/satisfação da leitura caiu.

De qualquer maneira, pelas médias (ah, as médias...) 6 dos meus 31 leitores diários comentam os textos (antes, eram 6 de 22). De cada 130 leitores por texto, 25 os comentam (antes eram 25 de 90). Devem ser esses os meus leitores mais fiéis, mais próximos.

Números... Pra que servem? Pra acariciar o ego literário? Para medir se és bem recebido ou não?
Transcrevo novamente a letra dos Engenheiros do Hawaii (que usei na minha formatura na universidade), que eu gosto e subscrevo:
"última edição do Guiness Book
corações a mais de 1000
?e eu com esses números?
5 extinções em massa... 400 humanidades
?e eu com esses números?
solidão a 2... dívida externa... anos luz
aos 33 jesus na cruz... Cabral no mar aos 33
e eu ?o que faço com estes números?
a medida de amar é amar sem medida
velocidade máxima permitida
a medida de amar é amar sem medida
Nascimento e Silva 107... Corrientes 348
?e eu com esses números?
traço de audiência... tração nas 4 rodas
e eu ?o que faço com estes números?
7 vidas... mais de mil destinos
todos foram tão cretinos
quando elas se beijaram
a medida de amar é amar sem medida
preparar a decolagem
contagem regressiva
a medida de amar é amar sem medida
mega ultra híper micro baixas calorias
kilowatts...gigabytes
e eu ?o que faço com esses números?
a medida de amar é amar sem medida
preparar a decolagem
contagem regressiva
a medida de amar é amar sem medida
Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 25/04/2008 às 15h15