23/02/2008 23h14
Rubens de Falco, um grande ator
Um dos atores que fez parte do imaginário da minha geração foi Rubens de Falco. Muitos outros também o fizeram, como o recentemente falecido Paulo Autran, mas Rubens de Falco foi um dos maiores atores da TV brasileira do século XX, não tenho dúvidas.
Seu grande personagem foi Leôncio, da novela Escrava Isaura, que teve uma enorme repercussão internacional. Aliás, ao trabalhar no filme Pixote, Falco se projetou ainda mais como ator conhecido fora do Brasil.
Coloquei acima a foto dele como Joca Ramiro, de Grande Sertão Vereadas, minissérie que eu adorei assitir, em 1985.
Na época, lembro-me de um jornalista escrever que Falco era daqueles atores de grande personalidade e carisma artístico, com uma grande presença cênica, e, a simples menção do seu nome em uma produção, dava respeito. Concordei com isso à época e ainda concordo, pois era realmente verdade.
O mundo anda pra frente, a morte das pessoas está aí a nos lembrar isso. Que Deus receba Rubens de Falco, grande ator desse país.
Oswaldo Louzada - Outro ator que morreu ontem com 95 anos. Tu vê, isso que é vida produtiva, ele trabalhou até bem pouco tempo, na novela (nem me lembro o nome) em que era o avô maltratado da Regiane Alves (puxa, quanto gente queria estar no lugar dele, ah Regiane..).
Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 23/02/2008 às 23h14