João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Meu Diário
17/12/2007 01h05
Faz um ano que o Inter foi Campeão Mundial
Hoje completa-se um ano da vitória do Inter sobre o Barcelona,
por 1x0 no Japão.
Um feito importante  e cheio de simbolismo dos colorados, pois chegaram como zebra, pouco acreditados, e derrotaram o então tido como melhor time do mundo, que tinha em sua equipe o melhor jogador do mundo, Ronaldinho Gaúcho (por ironia, o único gaúcho - e gremista! - que iniciou aquela partida, pois nenhum dos titulares do Inter era nascido no Rio Grande do Sul).
Eu assisti esses dias o filme sobre essa conquista do Inter, e ele é, realmente, emocionante.
Agora o RS é um dos dois estados brasileiros (ao lado de SP, com São Paulo e Santos)  que tem dois times campeões mundiais, Grêmio e Inter, e isso mostra a força do esporte bretão nesta terra gaúcha.
Este gremista deseja uma boa comemoração aos torcedores do Internacional.

(Na foto acima, Fernandão marca em cima o grande craque Ronaldinho Gaúcho)
Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 17/12/2007 às 01h05
 
17/12/2007 00h38
Falece escritora infantil gaúcha Maria Dinorah
Deixo aqui a matéria do Jornal Zero Hora,
para registrar no Recanto. Minha esposa conhecia o trabalho dela.

Carlos André Moreira - Zero Hora

Morreu neste sábado no Hospital Luterano, em Porto Alegre, a escritora e poeta Maria Dinorah Luz do Prado, conhecida de gerações de leitores apenas pelo nome de Maria Dinorah. Ela tinha 82 anos e morreu em decorrência de complicações respiratórias. A cerimônia de despedida foi realizada às 12h deste domingo no Crematório Metropolitano.

Maria Dinorah nasceu em Porto Alegre e passou a infância em Colônia de São Pedro, distrito de Torres, no Litoral Norte. Professora por formação, foi uma pioneira na literatura infantil e infanto-juvenil do Estado e na própria aproximação dos autores para crianças com as escolas. Com mais de cem livros publicados, entre prosa e poesia, estreou na literatura nos anos 1960, e pelas décadas seguintes se tornaria um dos autores mais lidos pelas crianças e jovens e idade escolar. Muitas de suas obras foram ilustradas por Luiz Alberto Prado, seu filho, arquiteto e artista plástico

Em seus livros, Maria Dinorah abordou questões como leitura, questões sociais e ecologia — ainda em vida a escritora recebeu a homenagem de dar nome a uma biblioteca ecológica em Porto Alegre. Dentre suas dezenas de livros, merecem destaque A Coragem de Crescer, Panela no Fogo, Barriga Vazia, Poesia Sapeca, Dobrando o Silêncio e Giroflê Giroflá.
Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 17/12/2007 às 00h38
 
16/12/2007 01h05
Parabéns minha Rosa!
Parodiando a música do Jorge Ben, canto:
"Moro / no Sul do Brasil / abençoado por Deus / e bonito por natureza / É dezembro / tem Natal / tenho uma guitarra e um violão / sou Grêmio e tenho uma morena chamada Teresinha..."
Pois hoje a morena Teresinha está de aniversário, e eu estou muito feliz com isso. Ela é, literalmente, a "Rosa" do meu jardim. Sou abeçoado por Deus por esse amor.
Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 16/12/2007 às 01h05
 
15/12/2007 22h54
Oscar Niemeyer faz 100 anos!!!
Esse carioca completa hoje, 15 de dezembro de 2007, um século de vida e de arte arquitetônica. Uma biografia de respeito, uma vida longa e produtiva, comprometida com o Brasil. Nunca o vi pessoalmente, mas é um brasileiro que admiro. Eis um verdadeiro exemplo de cidadão. Meus parabéns, senhor Oscar.
Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 15/12/2007 às 22h54
 
14/12/2007 22h51
Eu era a favor da prorrogação da CPMF
CPMF

Eu pago imposto e era a favor da prorrogação da CPMF até 2011. Conforme já havia dito o ex-ministro da Saúde no governo FHC, o cardiologista Adib Jatene, ao presidente da FIESP:

"No dia em que a riqueza e a herança forem taxadas, nós concordamos com o fim da CPMF. Enquanto vocês não toparem, não concordamos. Os ricos não pagam imposto e por isso o Brasil é tão desigual. Têm que pagar! Os ricos têm que pagar para distribuir renda”, disparou.

Skaf tenta rebater (sempre conforme a colunista da Folha de S.Paulo): ”Mas, doutor Jatene, a carga no Brasil é muito alta!”. E Jatene: ”Não é, não! É baixa. Têm que pagar mais. Por que vocês não combatem a Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social), que tem alíquota de 9% e arrecada R$ 100 bilhões? A CPMF tem alíquiota de 0,38% e arrecada só R$ 30 bilhões”. Skaf desconversa: ”A Cofins não está em pauta. O que está em discussão é a CPMF”. E Jatene, certeiro: ”É que a CPMF não dá para sonegar!”Esse é o único imposto que não dá pra sonegar".
Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 14/12/2007 às 22h51
Página 146 de 152