Na última terça, 29 de março 2011, uma sessão solene na Câmara de Vereadores de Charqueadas foi realizada em homenagem ao aniversário de 29 anos da cidade, ocorrido dia 28.
Por indicação do meu amigo Alberto André, que teve de recusar o convite pra apresentar-se devido a outros compromissos, fui convidado pela mesa diretora pra tocar umas canções na sessão.
Como queriam músicas de compositores locais que falassem sobre a cidade (eu componho bastante com base na realidade local), aceitei. Convidei minha mãe pra interpretar as músicas (ela canta muito bem, não decepcionou no dia) e eu fiz o acompanhamento de violão.
Foram elas: "Daquela Noite", letra da poeta Rosilane Rocha e música minha, que tem temática sobre o trabalho nas minas de carvão da cidade (canção classificada para integrar o CD Encanto da Terra, na Mostra de Música de Charqueadas); e "Charqueadas, parabéns", alusiva ao aniversário do município, uma canção que eu havia composto em 1991 para uma tarefa de gincana quando integrava a extinta equipe Expressarte (depois de 20 anos, apresentei novamente a canção). A letra está aqui no Meu Diário, num post mais abaixo.
Tocaram também no evento os artistas locais Paulo Rebelo (com quem, curiosamente, me apresentei pela primeira vez em palco e em festival), que apresentou a canção "Pó de Carvão" (bem legal, vencedora de festival na década de 80), e com Alex Camboim, que interpretou à capela o Hino do RS e cantou outra grande música, "Traçando Rumos", de autores charqueadenses.
Foram homenageados vários comerciantes locais na sessão.
Adorei ter participado, foi uma honra.
Abaixo, autoridadas e comerciantes homenageados (fotos - cortesia da vereadora Patrícia Ferreira).
E o show foi no Gigantinho, eh eh eh eh eh eh.
A colega de Recanto das Letras Kathleen Lessa conseguiu o marco de um milhão de acessos a seus textos ontem, dia 28 de março de 2011.
Legal isso, a internet é uma importante ferramenta de veiculação literária e o RL uma grande idéia, onde nos encontramos.
Parabéns a Kathleen pelo sucesso e pelo interesse despertado por sua obra.
Como estarei offline amanhã, deixo hoje um abraço pelo 29° aniversário de minha querida cidade.
O Charqueadas cidade querida
hoje é teu aniversário
abre os braços dessas ruas
que hoje são todas irmãs
Deixa o sol de março
brincar no riso de tuas manhãs
Charqueadas! Eu vou cantar
Charqueadas! É o meu lugar
Eu sou filho da cidade
Onde vivo e é meu lar
Com o charque e com o carvão
com o aço e com união
construiu-se uma cidade
com os sonhos que brotam das mãos
O tempo passa, inexorável, e o mundo que conhecemos vai se transformando. Foi-se um ícone de olhos indescritíveis, marca indelével de toda uma geração, de uma época.