Nesta tarde de 26 de outubro foi realizado o Sarauzinho, no salão de eventos no 3º piso do Solar Shopping, atividade já tradicional do Sarau destinada aos pequenos.
Cerca de 140 alunos da 3ª e 4ª séries das escolas municipais Otávio Lázaro e Pio XII realizaram leitura de textos, contaram histórias e declamaram poesias. Livros da Mostra Literária de Charqueadas foram entregues como brinde.
As professoras Arlene, Mariani, Dédora, Nara e Jane do Pio XII e Michele, Renata, Roberta, Cíntia, Letícia e Fábio do Otávio Lázaro prestigiaram o Sarauzinho, bem como a secretária da Cultura Sandra Peres, o secretário da ASLIC João Guerreiro e a patronesse do VII Sarau Cláudia Gelb.
Nesta quarta-feira ás 10:30 horas os literatos João Guerreiro, Rejane Barczak e Joana Guerreiro estiveram junto com a patronesse Cláudia Gelb na Escola Estadual Cruz de Malta, fazendo um bate-papo com cerca de 30 alunos da oitava série, que girou sobre Literatura local, VII Sarau Literário e atividades dos autores presentes.
Daynor Lindner, presidente da ASLIC, e Juremir Machado da Silva (foto - RRamazzinni, Portal de Notícias)
Apesar das chuvas torrenciais que continuaram durante toda a terça-feira, o VII Sarau manteve as atividades.
ESCOLA MUNICIPAL THIETRO A PIRES - A escola tem tradição em atividades literárias com seus alunos, e às 15:30 horas os literatos João Guerreiro, Rejane Barczak e Alda Silveira (professora da escola) fizeram uma atividade extra do VII Sarau, um "sarauzinho" na escola, onde participaram cerca de 60 estudantes. Foram lidos pelos alunos textos de autores locais como Valda Tissot, Saldino Pires, Alda Silveira, Rosilane Rocha, Joana Guerreiro, João Guerreiro e Rejane Barczak, previamente trabalhados em aula pelos professores. Após houve bate-papo com os escritores presentes.
JUREMIR MACHADO DA SILVA - O escritor e jornalista gaúcho fez às 20 horas uma palestra abordando o tema dos 50 anos da Legalidade, assunto abordado em seu livro mais recente. Agradou em cheio as 40 pessoas presentes. Juremir recebeu das mãos da patronesse do VII Sarau Cláudia Gelb um exemplar do livro Transmutação, de autoria desta, e do presidente da ASLIC, Daynor Lindner, exemplares da III e IV Mostra Literária de Charqueadas. Após a palestra, Juremir respondeu a perguntas dos presentes, dentre eles o senhor Samuel Gelb, que esteve nos porões do Palácio Piratiny durante o episódio da Legalidade. Ao final, deu autógrafos e tirou fotografias com o público. Prestigiaram o evento a secretária municipal da Cultura Sandra Peres, da Educação sra Norma e a representante do SESC sra Mayara.
Devido ao mau tempo e a queda de um raio que causou a interrupção do fornecimento de energia elétrica em todo o Parcão, a atividade de hoje, 20h, do VII Sarau Literário, foi cancelada, pois fomos informados que a energia não voltaria em tempo hábil para realizarmos a Conferência na Biblioteca Pública Municipal prof. Vera Gauss (foto).
Claudia Gelb,
patronesse do VII Sarau Literário de Charqueadas, nasceu em Porto Alegre em 1966 e mora em Charqueadas desde 1989. Doutora em Literatura pela PUCRS, é professora de Português e Literatura nas escolas Cruz de Malta, Octávio Lázaro e Pio XII. Fez a Oficina de Criação Literária com o professor Dr. Luiz Antonio de Assis Brasil e possui contos publicados em antologias da oficina em 2003 e 2005. Também participou de algumas edições da Mostra Literária de Charqueadas. Possui ainda poemas publicados na revista virtual Bestiário. Além disso, lançou sua primeira novela, Transmutação, pela Editora Bestiário, em 2008. Tem ensaios publicados no Portal dos Açores e no Mundo Açoriano sobre literatura açoriana, assunto que estudou no Mestrado em Teoria da Literatura, tendo inclusive morado nos Açores em 2006 para aprofundar sua pesquisa.