João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Meu Diário
29/10/2016 15h01
Voto nulo em Porto Alegre?

Se eu morasse em POA, votaria no MELO, mesmo sendo ele do PMDB. Explico: o PDT tem a vice na chapa e é um partido que votou contra a terceirização, contra a entrega do petróleo e contra a PEC 241. Redução de danos: votar no carcereiro. 

A outra chapa é PSDB PP, sãs os carrascos. E sobreviver é preciso.

Qualquer possível aliança futura deve ser considerada no momento, face a gravidade do mesmo com as votações no Congresso Nacional (congelamento da saúde, educação e salário mínimo e reformas da Previdência e CLT). Não concordo com a opção das esquerdas em defender voto nulo, embora entenda o motivo. Acho que a abstenção seria a melhor alternativa.
Todavia, como eleitor e de esquerda, não daria um voto nulo nesse caso. Outra coisa seria fazer campanha ou apoiar, sem chance, mas votar nulo, necas.

Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 29/10/2016 às 15h01
 
02/10/2016 14h00
João Pizzio e Pinto Bandeira

Estive nos últimos dias de setembro em Pinto Bandeiro, bela cidade da Serra Gaúcha, dando uma força para o prefeito João Pizzio, grande amigo dos tempos em que ele morava em São Jerônimo e vinha muito aqui por Charqueadas. Orgulha a gente ver o nível político em que ele se encontra.

Tudo de bom pra ele nesse domingo!

"PINTO BANDEIRA – O jeronimense João Feliciano Pizzio está concorrendo à reeleição no município de Pinto Bandeira, na região da Serra Gaúcha. Pizzio foi figura central, como advogado, para a emancipação do município, em 2010, virando notícia na imprensa estadual e sendo eleito como candidato único o primeiro prefeito da cidade, em 2012. Um bom final de campanha para o Joãozinho das Acácias" - publicação do jornal Portal de Notícias.

Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 02/10/2016 às 14h00
 
02/10/2016 10h54
Eleições e espaços públicos em Charqueadas

Causa estranhamento sair para votar às 07h30min da manhã e ver a esquina do Tiradentes, a nossa "esquina democrática", vazia. Desde 1986 votava naquele local, a zona política nobre da cidade, sempre catalisadora de grande movimento eleitoral de candidatos, militantes, apoiadores, apreciantes e curiosos. As urnas dali foram divididas entre as escolas Nicácio Machado, onde votei, e Henri Duplan.

Acho que as pessoas que votavam no Sesi e que agora foram para a escola Cruz de Malta devem ter sentido o mesmo estranhamento. O largo do Sesi é um local igualmente privilegiado da cidade em eleições, tanto para os comícios quanto para o dia da votação.

Nós vamos criando uma relação com esses espaços públicos, não é mesmo? Memórias, hábitos, socialização, pequenos prazeres... Tudo se transforma e os indivíduos tem de se adatar.

Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 02/10/2016 às 10h54
 
10/09/2016 14h01
Fui entrevistado numa pesquisa em Charqueadas

Hoje pela manhã, no centro, em frente ao Supermercado Bonatto, fui entrevistado numa pesquisa eleitoral para Charqueadas. Estava caminhando pela calçada e uma senhora que eu não conhecia me abordou:

- Bom dia, posso lhe entrevistar para uma pesquisa?

- Claro. Adoro responder pesquisa!

[É a segunda vez que sou pesquisado na vida. A outra foi em Charqueadas mesmo, pelo Ibope, em agosto de 2013, sobre o que eu achava das manifestações e sobre os governos Tarso e Dilma.]

- Quem o senhor acha que vai ganhar as eleições para prefeito?

[Ela mostrou-me um disco com os nomes dos três candidatos e dos vices.]

- Ah, não sei. Quer mentir, fale de política, não é mesmo?

Ela sorriu e marcou "indeciso".

- Em quem o senhor votará para prefeito?

- Em "fulano" - respondi, apontando para o nome no disco.

- Em qual dos candidatos o senhor não votaria?

- Votaria em qualquer um deles.

- Mas um em particular em que o senhor não votaria de jeito nenhum?

- Ah, não sei. Estou votando em "fulano" assim como poderia estar votando num dos outros, Não rejeito nenhum deles, só acho "fulano" o melhor.

[Ela ficou meio sem ação com minha resposta. Acho que não tinha a opção na pesquisa. Ela anotou algo, tipo "não sabe" ou "indeciso", não deu pra ver direito.]

- Em quem o senhor vai votar para vereador?

- Em "sicrano" - respondi.

[Ela anotou e agradedceu. Rapidinho. Nem perguntou minha renda, escolaridade, idade ou profissão, que são os recortes que geralmente se faz numa pesquisa.]

Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 10/09/2016 às 14h01
 
07/09/2016 13h11
SEMANA DA PÁTRIA EM CHARQUEADAS

Tempos atrás, no primeiro governo de Jaime Guedes (1997-2000), então PT, que polêmica era esse lance de desfile na Semana na Pátria, lembram? A prefeitura fez atividades nas escolas num ano e deu uma briga daquelas, até projeto na Câmara de Vereadores tornando obrigatório o desfile foi aprovado.

Agora não tem desfile e nem outra atividade e ninguém reclama. A politica é muito dinâmica mesmo. Eu, de minha parte, nunca apreciei desfile marcial, preferia uma outra atividade cívica para marcar a data.

Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 07/09/2016 às 13h11
Página 63 de 148