João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Meu Diário
05/12/2010 21h57
Brasileirão 2010 - Fluminense campeão, Grêmio melhor campanha no segundo turno
Acabou hoje o Campeonato Brasileiro. O Fluminense do nosso colega de RL Maurélio Machado foi o campeão pela segunda vez (1984 - 2010). Parabéns ao simpático clube das Laranjeiras, o Tricolor Carioca. O seu Maurélio agora vai com certeza ficar com dois corações no Brasileiro de 2011, pois o Figueirense, seu time em Santa Catarina, subiu pra série A. O que é bom pra SC, pois como o Avaí não caiu, vai ter clássico local catarinense na elite do futebol brasileiro. Eu nem me lembro da última vez que isso aconteceu.

Já o meu Grêmio passou por 3x0 hoje pelo Botafogo com o Olímpico lotado, mais de 45 mil pessoas. Como quarto colocado no Brasileiro, o Tricolosso Gaúcho espera só a final da Sul Americana na próxima quarta, entre Goiás e Independiente da Argentina, pra ver se fica com a vaga pra Libertadores da América do ano que vem. Se o Goiás vencer, fica com a vaga do Grêmio.

Ia no estádio, mas o meu pai, de 74 anos, não quis ir junto. Daí preferi assitir com ele na sede do Consulado Gremista de Charqueadas. Meu cunhado mais novo e seus amigos foram lá. É lindo ver o estádio do seu time lotado. Fica pra outra.

O Imortal Tricolor dos Pampas  fez bonito nesse campeonato, como vem sendo regra nos últimos anos, embora não tenha sido campeão (3º em 2006, 2º em 2008 e, em 2009, foi o primeiro time da "era dos pontos corridos" a permanecer invicto em seu estádio). Foi a melhor campanha do segundo turno, sob o comando do Renato Gaúcho, ex-jogador que é um dos maiores ídolos da história do clube. Tivemos ainda o melhor ataque o goleador do Brasileiro, Jonas (o maior artilheiro do Grêmio em uma única edição do Brasileiro, na foto abaixo com a mão levantada), com 23 gols, em grande fase.



Já a minha querida Portuguesa de SP ficou em quinto na Série B, por um pontinho, e vai amargar mais um ano na segundona. Uma pena, mas em 2011 a coisa vai.


Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 05/12/2010 às 21h57
 
27/11/2010 22h47
Pequenos grandes momentos familiares
Ontem à noite minha filha foi pousar no colégio, tinha uma atividade organizada pela direção envolvendo os alunos, com jogos, brincadeiras e outras coisas. Bem legal, estava bem animada a guria.
Daí aproveitei pra fazer um churrasco pra minha esposa. Percebemos que eu nunca havia assado um churrasco só pra ela! Jogos, cinemas, shows, teatro, várias coisas já fizemos em programas a dois. Sempre que fiz churrasco, havia mais gente envolvida, família, amigos. Só pra nós, foi a primeira vez. Depois de 15 anos.
Resolvemos também colocar a mesa no pátio, nos fundos da casa, onde nunca havíamos jantado antes. Vejam só, quanta coisa simples e diferente pra se partilhar a dois que a gente nunca se liga antes em fazer.

Hoje fomos no cinema ver Tropa de Elite II. Em Porto Alegre, no BarraShopping. Fomos as únicas três pessoas na sessão das 11h:20min. Brinquei com elas:
- Viram, mandei fechar o cinema e realizar uma sessão exclusiva pra vocês.
Nunca havia acontecido de sermos os únicos numa sessão de cinema.

Depois borboleteamos pelo shopping. Comprei uns livros na Saraiva, minha esposa comprou umas louças no Big.

Pequenos grandes momentos em família. É tudo de bom!

Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 27/11/2010 às 22h47
 
23/11/2010 23h52
Semana da Consciência Negra em Charqueadas
Acabo de chegar da sessão solene na Câmara de Vereadores de Charqueadas alusiva a Semana da Conbsciência Negra. A proposta da sessão foi de vereador Arisnei Rocha (na foto acima), conhecido aqui na cidade como o "Vento Negro", pelo fato de ser corredor fundista e ciclista.
Importante o evento, numa data (20 de novembro) que marca a morte de Zumbi dos Palmares e também o início da Revolta da Chibata em 22 de novembro 1910, comandada pelo marinheiro e "almirante negro" gaúcho João Cândido.
Várias pessoas da comunidade negra com atividade destacada na sociedade charquedense foram homenageadas.

Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 23/11/2010 às 23h52
 
09/11/2010 21h35
Xixi morreu.
Meu coelho faleceu ontem. Acima ele, já com quatro anos, em 2008.
Chegou em 12 de outubro de 2004 na nossa casa, presente da minha sogra pra minha filha pelo dia da criança, quando ela tinha 7 anos. Um coelho gigante, cinza. Chegou pequenino  e foi crescendo, crescendo, ficando enorme.
Demos o nome de Xixi pra ele, porque ele urinava muito e vocês devem saber que a urina do coelho tem um cheiro tri forte.
Membro da família o Xixi. Criado bem protegido, com ração, verduras, frutas. Minha esposa foi a que uma melhor relação desenvolveu com ele, tinha um contato muito físico com ele, de acarinhar, essas coisas. Nem eu nem ela tínhamos criado um coelho de estimação.
Ele começou a roer uma das suas patas traseiras e ela infeccionou. Foi um processo de uns três meses pra cá. Aos seis anos, um colelho já é bem velho, pois li que eles duram em média de dois a cinco anos, com casos extremos de longevidade de oito anos. O veterinário colocava remédio, nós cuidávamos, ele parava um pouco, mas depois continuava a automutilação. Acabou a infecção tomando conta. Ele perdeu os movimentos das patas de trás.
Morreu ontem, no colo da minha mulher, depois de ficar umas 24 horas prostrado, sua vida sumindo aos poucos. Ela fazia toda a higiene dele durante o último mês (tinha que banhar e secar a parte de trás do Xixi diariamente devido ele se sujar com urina e fezes).
Minha esposa ficou bem abalada, foi as lágrimas. Eu também senti a perda, esse lance de "ficar um vazio" que não pode mais ser preenchido. Fiquei o dia inteiro pensando nele ontem. Hoje resolvi escrever algo.
Gozado como os animais de estimação que interagem fisicamente com a gente levam-nos a criar laços né?
Ele era uma marca da nossa casa, as pessoas passavam pela rua, o viam na frente da residência e apontavam, comentavam, principalmente as crianças. Um coelho é um animal muito fofo e carinhoso, bem reativo.
Enterramos ele. Adeus Xixi, foi muito legal tê-lo em nossas vidas. Esperamos que tenha sido bom pra ti também.
Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 09/11/2010 às 21h35
 
01/11/2010 19h32
Dilma venceu.
Achei o melhor para o Brasil.
Não que Serra fosse um candidato ruim, mas eu tenho péssimas lembranças dos anos do governo do PSDB no Brasil, muitos direitos dos trabalhadores foram detonados.
Eu votei no Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) no primeiro turno e na Dilma no segundo.
Achei a campnha do PSDB muito agressiva, principalmente por trazer questões religiosas à baila e por bater na pessoa da sra Dilma de maneira que eu entendi muito desqualificada e agressiva, pouco politizada. Também fiquei muito contrariado com o que ocorreu na internet, achincalhe a Dilma promovido por pessoas que votavam no Serra.
O PT e o PSDB tem programas de governo muito parecidos, com poucas diferenças. Mas ainda penso que o PT está um pouco mais a esquerda, principalmente por algumas características do governo Lula, que, indiscutivelmente, promoveu uma inclusão social sem precedentes nesse país. Isso, mais do que tudo, definiu o meu voto.
Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 01/11/2010 às 19h32
Página 100 de 148