Fomos hoje em Porto Alegre eu, a Rosilane, o Pedro (irmão da Rosi) e sua esposa Manuela, grávida do Artur. Vimos Rei Leão no Cinemark do Shopping Barra, sessão das 17h, 3D. Foi um momento legal, eis que a Rosilane levou o irmão em 1995, quando ele tinha 7 anos, para ver o desenho Rei Leão - o que rodava hoje era uma versão hiper realista deste, com animais de verdade - embora desprovidos de ânus e genitália, eh eh eh eh eh.
Antes, almoçamos no Riverside's, uma churrascaria. Muito legal o passeio em família, histórico.
Hoje pela manhã soube da morte do Larri. Roqueiro, sindicalista, gente tri boa e um dos dois simpatizantes do Sampaio Correa aqui em Charqueadas, junto comigo. Uma perda, um cara que foi cedo, aos 59 anos,
Hoje eu e minha esposa resolvemos conhecer o Bar e Café Sala Precisa, em Porto Alegre, com temática baseada na personagem Harry Potter. Nem havíamos nos dado conta que hoje era seu aniversário e também da sua criadora, a escritora JK Rowling. Assim, acabamos comendo o bolinho feito apenas hoje pelo estabelecimento a fim da comemorar a data, enquanto bebíamos cerveja amanteigada. De quebra, tiramos fotos com Alvo Dumbledore.
Uma final onde ambas seleções vem com chances reais de título.
O Brasil, por ser o melhor time da competição, sem derrota e sem levar gol nos cinco jogos e com dez gols marcados, atuando em casa. Além do mais, goleou por 5x0 o Peru na primeira fase. Entretanto, nas duas ocasiões em que enfrentou retranca, não mexeu no placar 0x0 contra Venezuela e Paraguay.
O Peru, por justamente ter se equilibrado depois da goleada sofrida. Jogou contra o timaço do Uruguay nas quartas-de-final, segurou o 0x0 e se classificou nas penalidades. Contra o Chile, teve 35% de posse de bola, contra 65% dos chilenos. O Chile deu 7 chutes a gol e não marcou, enquanto os peruanos derem 3 e fizeram: Peru 3x0!
Pelo acima descrito, podemos ver que ambos tem armas efetivas para o título da Copa América 2019. Penso que o Brasil leva uma pequena vantagem, apenas.
Os protestos contra a reforma da Previdência e os cortes na Educação se estenderam por todo o dia em Charqueadas.
No início da manhã, um grupo de sindicalistas realizou manifestação em frente a Empresa Gerdau (foto abaixo), organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos e contando com apoio de municipários e penitenciários.
Às 15 horas, cerca de duzentos manifestantes realizaram uma caminhada pelo centro da cidade (foto acima), que se deslocou da frente dos sindicatos dos municipários e metalúrgicos até a Prefeitura, onde fizeram um ato. Após, se deslocaram novamente até o Clube Tiradentes, fechando a avenida Bento Gonçalves e realizando outro ato público, com manifestações de representantes das categorias presentes.
Participaram: metalúrgicos, municipários, trabalhadores da saúde, servidores da Corsan, professores estaduais, professores municipais, servidores penitenciários e trabalhadores rurais cooperativados.
Manifestantes em frente ao Sindimunicipários, por volta do meio dia.