João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
CapaCapa Meu DiárioMeu Diário TextosTextos ÁudiosÁudios FotosFotos PerfilPerfil Livros à VendaLivros à Venda Livro de VisitasLivro de Visitas ContatoContato LinksLinks
Textos


STAR WARS E PUNK: QUARENTÕES NA ATIVA

Com as reflexões do texto da semana passada ainda na cabeça, fiquei pensando em furungar mais coisas sobre 1977. Pesquisando, vi que o filme Star Wars estreou em 25 de maio nos EUA (no Brasil, em janeiro de 1978, como Guerra nas Estrelas). Ao caminhar pela lan onde escrevo esse texto, vejo à venda nos expositores muita memorabilia do filme que, de fato, virou uma série, inclusive com episódio novo a ser lançado em dezembro próximo.

Por outro lado, semana que vem, dia 14, vai estar no Kalahari a banda punk rock Tequila Baby, como cartazes anunciam pela cidade. 1977 é considerado um ano importante para o punk: em 27 de maio, foi lançado na Inglaterra o compacto em vinil God Save the Queen, do Sex Pistols. No mesmo ano a banda lançaria Never Mind the Bollocks (outubro), seu único LP, e os americanos Ramones seus segundo e terceiro Lps, Leave Home (janeiro) e Rocket to Russia (novembro).

O que podemos ver em comum nesses quarentões? Minimalismo, no meu ponto de vista: o filme tem uma estrutura bem simples, é uma aventura do bem contra o mal; o punk é basicamente um som direto e vigoroso, sem floreios ou rebusques. Já a diferença é que o filme é icônico por natureza, enquanto o punk nasceu e se mantém iconoclasta. Mas o que importa e chama a atenção é que ambos ainda estão por aí, até hoje, na ativa.

######

ROCKLORD – Dia 14 a banda vai abrir os trabalhos no Kalahari. Eles estão com o EP Sexy Lady disponível na internet desde março.

LUCIANO BELGRADO – O cantor, compositor e instrumentista volta à Charrqueadas dia 12 como atração para o Dia dos Namorados no Uruguayos Food & Music.

HARDEST – 24 de junho será dia de São João e também de hard rock acústico no Muralha Charqueadas, com a banda Hardest.

PORNOGRAFITTI – O quarteto roqueiro tem previsão de lançar seu EP de estreia no segundo semestre desse ano. Fiquem atentos.

AZIRA – A banda está, desde 1º de junho, com música nova nas redes sociais: Arquipélogo. Está muito bom o som dos caras.

CINQUENTÃO – Aliás, dia 1º o LP Sargent Peppers Lonely Hearts Club Band, dos Beatles, fez 50 anos de lançamento. Disco seminal para a musica pop ocidental.

CENTENÁRIO – Hoje comemoramos os 100 anos de nascimento do historiador inglês Eric Hobsbawm, falecido em 2012, aos 95 anos. Muito conhecido no Brasil por seu livro Era dos Extremos – O breve século XX, obra bastante influente, também é autor dos referenciais Era das Revoluções, Era do Capital e Era dos Impérios.

IURD – Em 9 de junho de 1977 era fundada, no Rio de Janeiro, a Igreja Universal do Reino de Deus. Liderada pelo bispo evangélico Edir Macedo, iniciou num coreto e numa garagem para, 40 anos depois, se tornar uma grande força religiosa e midiática, com milhares de pastores e obreiros e milhões de seguidores por todo o mundo. Um feito e tanto.

CHARQUEADAS NO LIMITE? – Endividada, sem penitenciária federal, sem rodoviária e sem hospital?

Texto publicado no jornal Portla de Notícias, versões onlie e impressa: http://www.portaldenoticias.com.br

 
João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 09/06/2017
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (você deve citar a autoria de João Adolfo Guerreiro). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários