Textos


PENITENCIÁRIA FEDERAL

Na situação em que Charqueadas se encontra, com empresas indo embora e dívidas chegando, a instalação de uma casa penal federal do regime fechado na cidade se torna, paradoxalmente, uma boa notícia, ou melhor, a boa notícia que se tem para o momento.

Embora, pelo que se observou nas redes sociais, grande parte da população tenha demonstrado, com razão, contrariedade com o fato, tendo em vista a questão da criminalidade, não há como negar que a cidade precisa das verbas que o complexo prisional acrescenta nas finanças municipais desde há muito, das mais diversas formas.

O curioso nisso é notar a discordância sobre o assunto entre a opinião positiva de políticos e empresários (conforme a imprensa) e a da maioria da comunidade (redes sociais). E, até mesmo, de como a mudança da realidade econômica da cidade levou o Executivo a alterar sua posição em comparação com a dos governos anteriores. É melhor ver o sol nascer quadrado ou amanhecer na rua e com fome num dia de frio? Quando não se tem muita escolha, a dor ensina a gemer.

######

DIÁRIAS – O Legislativo de Charqueadas foi o oitavo que mais gastou em diárias ano passado, no Rio Grande do Sul, conforme o Ministério Público de Contas: quase 160 mil reais anuais, o que dá 3.6% do total de gastos da casa em 2017, que ficou em torno de 4.4 milhões. Mesmo sabendo que encontramos subsídios mensais maiores que 160 mil reais no judiciário brasileiro, por exemplo, penso que a atual legislatura, empossada em janeiro, tem a oportunidade e a tarefa de diminuir ou de fazer ver a necessidade desse gasto. Creio que essa é a expectativa da população. A propósito: os gastos da prefeitura em diárias foram, no mesmo ano, de 146 mil reais, o que dá 0.15% de uma despesa total na casa dos 96 milhões.

######

ADEUS, SERINGUEIRA – Há décadas propiciando uma acalentante sombra e dando um toque natural à esquina das avenidas 1º de Maio com Bento Gonçalves, a principal de Charqueadas, a frondosa seringueira foi cortada dia 26, domingo. Fará falta. A esquina ficou sem vida, feia e triste.

######

ATROPELAMENTOS – Consternada e indignada, eis como a comunidade charqueadense ficou depois do atropelamento de três mulheres em dois acidentes ocorridos na terça-feira, dia do aniversário de emancipação da cidade, onde uma jovem de apenas 16 anos faleceu. Numa das ocorrências, felizmente sem vítimas fatais, a polícia constatou a embriaguez do motorista.

######

26 DE MARÇO – Sem o apoio dos grandes empresários e da mídia, os patos preferiram ficar na lagoa no domingo passado.

######

31 DE MARÇO – Hoje ocorrerão atos em diversas cidades brasileiras contra as reformas trabalhista e previdenciária e a terceirização. Em Porto Alegre, a concentração iniciará às18h na Esquina Democrática.

######

1º DE ABRIL – Presidente Michel Temer declarou que vetará integralmente o projeto sobre a terceirização aprovado recentemente pela Câmara dos Deputados.

######

28 DE ABRIL – Para esse dia as centrais sindicais brasileiras estão convocando um novo protesto nacional contra as reformas da Previdência e da CLT e a terceirização, repetindo a mobilização do dia 15. O movimento Charqueadas Contra as Reformas está, igualmente, articulando um novo ato para o dia 28.


Texto publicado no jornal Portsal de Notícias, versões impressa e onlinehttp://www.portaldenoticias.com.br
João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 31/03/2017
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (você deve citar a autoria de João Adolfo Guerreiro). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários


Imagem de cabeçalho: inoc/flickr