João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
CapaCapa Meu DiárioMeu Diário TextosTextos ÁudiosÁudios FotosFotos PerfilPerfil Livros à VendaLivros à Venda Livro de VisitasLivro de Visitas ContatoContato LinksLinks
Áudios

Gamei (Samba Vip - CD Encanto da Terra)
Data: 23/11/2009
Créditos:
Compositor - Grupo Samba Vip

Voz - Radamés Vasconcelos
Cavaquinho, banjo e voz - Márcio Escouto
Violão, caxeta e voz - Luciano Dias
Rebolo - Carlos Eduardo Borges
Surdo e repique de anel - Deivid Donati
Pandeiro - Everton Borges
Reco-reco - João Luis Pereira
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (você deve citar a autoria de João Adolfo Guerreiro). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


CD Encanto da Terra
Linha Popular
(IV Mostra de Música de Charqueadas)


O CD Encanto da Terra, selecionado em novembro de 2007 durante a IV Mostra de Música de Charqueadas e lançado em dezembro de 2008, dá um apanhado geral do som que se faz em Charqueadas. Estou me referindo ao CD da linha popular, com 12 músicas. Também há o CD da linha nativista, que não será objeto desse texto.
Assim como fiz em junho com o CD inédito Claridade, de Alberto André, vou estar publicando aqui agora em novembro para os leitores e escritores do Recanto das letras as canções que compõe o Encanto da Terra.
Vou passar então a falar algo sobre as canções que o compõe:


AMANHÃ (rock)-
Composição de André Dorneles (baixo). Tem a participação do guitarrista André Miller e do baterista Eduardo Scheid, experientes músicos locais e membros da banda Poeira da Estrada. Júnior Dihl faz voz e violão. Eles costumam tocar na noite de Charqueadas, geralmente no bar Paredão. Um bom grupo de músicos executando uma boa canção. O que podemos querer mais?

EVOLUÇÃO (rock) - Outra boa banda, Neozine, que toca essa canção de Rafael Monte. Também conhecidos pela alcunha de "Os filhos do Curió" (eh eh eh eh, Curió é pai do Rafael, conhecido artista plástico daqui, e um dia um cara foi apresentar eles, esqueceu o nome dabanda e os chamou assim). Particularmente, gosto muito do som que eles fazem e da temática das letras, bem legais e engraçadas. Essa letra é muito boa, gostei da reflexão sugerida por ela. Tem futuro os guris.

ALMAS ANTIGAS (blues) - Na minha opinião, a melhor canção do CD. Boa composição, com solos de guitarra expressivos. A canção é de Sílvio Luis (guitarra), aqui acompanhado por Luciano Noll na bateria e Edinho Lacerda no baixo. A banda se chama Projeto Ouro Verde e faz shows em Charqueadas.

PRA TOCAR RAUL (rock) - Olha aí os "Filhos do Curió" de novo. Rock'n roll puro, gravado em alto astral. Essa canção é um achado e a Neozine é a melhor banda surgida em Charqueadas nos últimos anos, tocando material próprio. A música é do Rafal Monte, bom compositor o guri. Ouçam e se deliciem. É apenas rock'n roll, mas eu gosto. Raul Seixas também gostaria, creio eu.

INVASÃO (Rap) - A voz da periferia, discursiva, politizada, ideologizada, bem ao estilo Rap. O pessoal é do "Mutirão", ou Parque das Laranjeiras, uma vila da periferia de Charqueadas. O texto é o forte desse tipo de canção e as coias não são ditas à toa.

GAMEI (pagode) - Se a Poeira da Estrada é o primeiro nome que vem à mente quando se fala em blues em Charqueadas, se falarmos pagode o primeiro que surge é o do pessoal do Samba Vip. Tocam bem os caras, representam bem o som típico ao estilo e o som que obtém é de qualidade.

VENDEDOR DE BÍBLIAS (blues) - Outro bom blues dos caras do Projeto Ouro Verde, uma letra simples mas que faz a gente pensar um pouco. Sempre que ouço eles lembro do Steve Ray Vaughan, daquela voz rouca dele. Ouçam o solo dessa música, bem legal, com feeling e expressividade.

CABELOS VERMELHOS (sertaneja) - Taí o meu amigo Alex Camboim bem acompanhado de um time fera de músicos da cidade. Uma canção sertaneja apaixonada. Cebelos vermelhos... imaginem só a inspiração pra uma música dessas, eh eh eh eh. Alex, tudo de bom na carreira, sucesso cara.

CONTRA O PRECONCEITO (Rap) - Mais uma letra politizada, ao estilo. Realmente, o texto aqui é arma cultural de expressão.

REDEMPTION
(heavy rock) - Grande Demodelic, sou fã dos caras. O público heavy está fazendo musica de qualidade na cidade, com bandas avançando legal num trabalho próprio. Vida cultural inteligente. Tem um bar aqui, o Bar do Tonho, que só rola o som pesado. Tem shows legais lá, de vez em quando eu vou. No sábado mesmo (28.11.09) teve A Noite do Ruído e a Demodelic tocou, pena que eu não pude ir. Curtam o som dos caras.

OLGA (balada) - Essa canção de minha autoria onde toco violão solo e base na gravação e minha mãe faz os vocais já está publicada aqui no RL:
www.souzaguerreiro.com/audio.php

PESCADOR DE LAMBARI (pop) - Finalizo as canções do CD Encanto da terra com esta canção do Alberto André onde toco violão solo. Foi uma honra tocar e gravar com esses caras: Beto e Alemão, do seminal grupo Voz Ativa, banda antológica de Charqueadas; e como Edinho, que toca no Poeira da Estrada, outra grande banda local que gosto muito. Curtam o som, em versão nova, já que a publicada anteriormente aqui no RL é a do CD Bem Simples, onde só eu e o Beto tocamos.
 
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 12/10/2009

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (você deve citar a autoria de João Adolfo Guerreiro). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.



Comentários