João Adolfo Guerreiro

Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.

Meu Diário
30/07/2020 10h33
Cartas de Paulo

Depois de ler o Atos dos Apóstolos, agora estou nas cartas de Paulo, Efésios, mais precisamente, leio um pedaço antes de dormir, para refletir sobre. Talvez depois faça um estudo sistemático de tudo isso, não sei ainda. Por enquanto, só isso. Uso uma bíblia como essa aí de cima, letra gigante.

 

Abaixo, o esqueleto de um texto que pretendo fazer baseado em Efésios, de Paulo:

 

Efésios: 11 teses sob Paulo

1 - "DOUTORES, para o aperfeiçoamento dos cristãos, (...) tarefa que visa a construção do corpo de Cristo" - 4, 11-12.

2 - "NÃO CONTINUEMOS CRIANÇAS, ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina, ao capricho da malignidade dos homens e de seus artifícios enganadores" - 4, 14.

3 - "NÃO ANDAR À MERCÊ DE IDÉIAS FRÍVOLAS. Têm o entendimento obscurecido. Sua ignorância e o endurecimento de seu coração mantêm-nos afastados da vida de Deus" - 4, 17-18.

4 - "RENUNCIAI À MENTIRA, fale cada um a seu próximo a verdade" - 4, 25.

5 - "MESMO EM CÓLERA, NÃO PEQUEIS - Não se ponha o sol sobre o vosso ressentimento" 4, 26.

6 - "NENHUMA PALAVRA MÁ SAIA DA VOSSA BOCA, mas só a que for útil para a edificação, sempre que for possível, e benfazeja aos que ouvem" - 4, 29.

7 - "AMARGURA, IRA, INDIGNAÇÃO, GRITARIA E CALÚNIA, sejam desterradas do meio de vós, bem como toda malícia" - 4, 31.

8 - "NADA DE OBSCENIDADES, de conversas tolas ou levianas" - 5, 4.

9a - "NÃO TENHAIS CUMPLICIDADE nas obras infrutíferas das trevas" - 5, 11.
9b - "CONDENAI-AS ABERTAMENTE (as obras das trevas), porque as coisas que tais homens fazem ocultamente é vergonhoso até falar delas. Mas tudo isso, ao ser reprovado, torna-ae manifesto pela luz" - 5, 11-12-13.

10 - "CUIDADO SOBRE A VOSSA CONDUTA: que ela não seja conduta de insensatos, mas de sábios, que aproveitam ciosamente o seu tempo. (...) Não sejais imprudentes, mas procurai compreender qual seja a vontade de Deus" - 5, 15-16-17.

11 - "RENDEI GRAÇAS, sem cessar e por todas as coisas" -  5, 20.


Publicado por João Adolfo Guerreiro em 30/07/2020 às 10h33
 
30/07/2020 09h08
Botafogo, 13 anos

Ontem, 29 de julho, quarta-feira, o Botafogo fez 13 anos. Nasceu aqui ao lado, na casa da minha sogra, numa ninhada de oito. É o único ainda vivo. Filho do Aquiles e da Filompeta e irmão do Alemão e da Vitória Chocolate, que acabaram ficando pelos meus sogros.

Cerca de um mês depois do parto da cadela levantei pela manhã e fui na casinha onde eles ficavam a fim de escolher um deles, indeciso. Resolvi que o primeiro que me olhasse e ficasse encarando eu pegaria. Deu Botafogo, nome dado por suas cores iguais ao do time carioca da estrela solitária.

Ontem chegou aos 13 anos, depois de muta grana gasta com veterinário após suas escapadas do pátio, para namorar, das quais vinha bastante esgualepado, a ponto de duas vezes ter de passar por cirurgia. Mas tudo ok, faz parte. Animal inteligente, tive de colocar cadeado batido no portão, pois ele primeiro abria a borboleta do portão, depois aprendeu a derrubar o cadeado colocado aberto na mesma - as duas vezes eu me escondi para ver como o danado fazia. Bom, aprender a michar o cadeado batido ele não conseguiu. Ainda.

Ontem a Joana e o Jessé estiveram aqui, às 18h, para o níver dele. Fiz o trabidional churrasquinho, do qual dei uma prova para meus sogros. Após, entregamos os presentes ao aniversariante, encomendados na Agropecuária Jacuí; o Thiago, proprietário, os entregou aqui em casa. Uma galinha de plástico que nem ele e nem a Ponte Preta se interessaram. Depois um osso fêmur de porca para cada um, dái eles gostaram. Mas o ponto alto foram os bifinhos de carne para cachorro, que eles adoraram. Demos fazendo "Danrlei", ou seja jogávamos para que eles pegasse no ar, como se fossem o homônimo goleiro gremista atacando. O Botafogo é craque nisso, não escapa uma. A Ponte Preta acho que é colorada...

Como ele comeu os bifinhos e mais uns churrasquinhos que eu dei, aconteceu o que sempre acontece quando ele ingere muita proteína: vomita. Mas daí ele come tudo de novo (se vomita ração, aí ele não faz isso), o que a Rosilane acha nojento e eu muito engraçado.

E foi isso. Vida que segue, com o contágio, o epalhamento e as mortes aumentando na cidade.

 


Publicado por João Adolfo Guerreiro em 30/07/2020 às 09h08
 
30/07/2020 08h58
130 dias de isolamento social / Dra Rosângela

Mais um marco, dia 28 de julho, nessa caminhada pela saúde individual e coletiva.  Rotina que segue, esperando vacina anunciada em dezembro. Ficar em casa e esperar, é o que podemos fazer. Acima, imagem de duas faixas idênticas que colocamos na frente da casa. Encomendei-as no Ateliê Gráfico, aqui em Charqueadas.

NOTA DE PREOCUPAÇÃO - Rosângela Dornelles anunciou dia 26 que testou positivo para a Covid-19. Médica e política importante de nossa cidade, comprometida com a vida das pessoas, baita ser humano. Espero que se recupere para voltar o mais breve possível ao convívio com a família. 

 

FOTOS - MOMENTOS DO ISOLAMENTO EM CASA: https://www.souzaguerreiro.com/album.php?ida=19788


Publicado por João Adolfo Guerreiro em 30/07/2020 às 08h58
 
30/07/2020 08h50
Conserto violão quebrado

Depois que chegou a cola Titebond profissional que encomendei com a Manuela, finalmente consertei o violão com o "headstock" quebrado há mais de um ano, Colei sábado pela manhã, dia 18 de julho, e tirei da prensa e recoloquei tarraxas e cordas na tarde da segunda-feira, 20. Ficou muito boa a colagem e o violão permanece com timbre e afinação intactos.

Fotos do conserto: https://www.souzaguerreiro.com/album.php?ida=19787


Publicado por João Adolfo Guerreiro em 30/07/2020 às 08h50
 
18/07/2020 17h28
O futuro a Deus pertence, sempre, seja do jeito que for

Nenhum de nós sabe se vai passar incólume por isso ou se vai ficar pelo caminho. Faz parte. O que eu sei é que já vejo as tarefas que se apresentam para mim caso ainda esteja nesse plano físico pelos próximos anos: a quem ajudar, a quem estar do lado, divulgar quais verdades, viver de que forma. Coisa boa saber do caminho a seguir no futuro. Ter certeza sobre o norte a seguir é muito bom.


Publicado por João Adolfo Guerreiro em 18/07/2020 às 17h28



Página 2 de 126 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 » [«anterior] [próxima»]

Site do Escritor criado por Recanto das Letras