Textos

Brasil 2x0 Croácia:
Neymar e mais 10+


O escrete comandado pelo treinador Tite enfrentou ontem, na cidade dos Beatles, a seleção croata. As duas equipes estarão no mundial da Rússia, sendo a partida, portanto, preparatória para ambas. O que o amistoso nos revelou sobre o time canarinho?

Em primeiro lugar, confirmou que Neymar é nosso diferencial técnico e que o grupo precisa muito dele. Que jogador de futebol esse rapaz! Fizemos um primeiro tempo chocho e xonho, apagado, sucumbindo à boa qualidade, marcação e eficiência tática da consistente Croácia de Modric e Rakitic. Na segunda etapa entrou Neymar e, num lance individual que uniu técnica, velocidade e vontade, fez 1x0 Brasil. Ainda bem que o temos no quadro nacional!

Em segundo lugar, à parte nossa flagrante neymardependência para o algo mais que faz a diferença e costuma definir os campeões no esporte bretão, foi possível constatar que possuímos talento e vontade, no grupo, para além de nosso craque maior. O segundo gol foi uma obra de arte coletiva: iniciou com o belo e preciso lançamento de Casemiro para Firmino que, lembrando Robinho numa semi-final de Copa do Brasil contra o Grêmio o Olímpico, matou a bola no peito já colocando-a, com mestria, à frente do zagueiro e em condições de finalização: 2x0! Conclusão: somos Neymar e mais 10+. Como escreveu Nelson Rodrigues numa crônica em 1957, sobre o elenco que conquistaria o mundial realizado na Suécia em 1958, “houve (...) lampejos individuais fulgurantíssimos”, mas “um time tem que ser, como tal, um conjunto harmônico e potente”. Nelson antecipou que o Brasil seria campeão, remando contra a opinião geral da imprensa da época.

Alento! O Brasil é uma equipe coesa e bem organizada por Tite, mas foi o talento de nossos atletas, atuando a partir dessa base tática, que definiu o escore final do jogo ontem. Tivemos a nosso favor a “diferença” que faltou à Croácia. Sem isso, teríamos o 0x0.

O Brasil é, sim, um forte candidato ao título da Copa do Mundo da Rússia de 2018, que inicia dia 14 desse mês, ao somar organização, qualidade técnica e talento individual. Esperemos agora o amistoso contra a Áustria, domingo que vem.


Texto publicado no site do Jornal Portal de Notícias em 04 de junho de 2018: https://www.portaldenoticias.com.br/ler-coluna/632/brasil-2x0-croacia-neymar-e-mais-10.html
João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 10/07/2018
Alterado em 10/07/2018
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (você deve citar a autoria de João Adolfo Guerreiro). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários