João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
CapaCapa Meu DiárioMeu Diário TextosTextos ÁudiosÁudios FotosFotos PerfilPerfil Livros à VendaLivros à Venda Livro de VisitasLivro de Visitas ContatoContato LinksLinks
Textos


É primavera!

Começa hoje a primavera! Exatamente às 17h02min! Deus do Céu, como os caras calculam com exatidão de minutos isso? Não precisa responder, eu perguntei só por perguntar.

O que importa é que hoje começa a primavera e setembro é o mês mais legal do ano, o que eu mais gosto, mais que dezembro ou mesmo janeiro e fevereiro. Não é pra menos que temos o 7 e o 20 de Setembro e que o Grêmio e a minha filha nasceram nesse mês. Tá, a minha filha é colorada, eu sei. Isso só prova que o mundo não é perfeito.

Em setembro as flores pequenas e lilases do ipê-roxo caem na calçada de lajotas P&B do meu pátio. É lindo ver aquele ipê-roxo carregado, mas varrer aquela enormidade de flores que caem junto com as folhas dos jambolões (ah, ainda bem que as frutas roxas e aguadas dos jambolões só caem no verão, senão seria a treva, ou melhor, o arroxeado), quase todo dia, enche, mesmo que seja um bom exercício. É, tipo assim, como ter filho e tirar a fralda recheada. Faz parte. Nada é perfeito, mesmo.

Ah, e por falar em fralda, lembrei que o pior mesmo são os cocôs do Botafogo e da Pudim no meio daquilo tudo. Sem as folhas, é fácil recolhê-los: é só chegar com a pazinha bem rente ao chão e “zás”, um golpe rápido e eles jazem sobre a concha da pá para serem despejados, visto que só dou ração pro cão e pra cadela e os cocozões, assim, saem sequinhos-sequinhos. Todavia, entre as flores e as folhas, ainda mais quando chove, puxa vida, não dá, fica um nojo. Só varrendo mesmo aquilo tudo junto para depois recolher. E tem de lavar a calçada, que fica, literalmente, uma M.

Por isso amo os meus gatos, eles vão fazer suas necessidades lá no pátio dos meus vizinhos (meu sogro e meu cunhado), junto com os gatos de lá. Os dois se tapam de nojo, mas o fato é que os gatos tapam os dejetos, né? Gato não é que nem cachorro, gato é educado e higiênico. Eu vou com a vassoura de aço e retiro as folhas do pátio do meu sogro para fazer um H com ele e, de lambuja, ganhar um café passado da minha sogra, que é o melhor café passado de Charqueadas e, quiçá, do Rio Grande do Sul, se não do Brasil e do mundo! Pronto, fiz um H com a sogra também.

Ah, enfim, é primavera, adoro a primavera, adoro setembro! “Quando entrar setembro e a boa nova andar nos campos...” “É primavera, te amo!” Agora é sentar sob a sombra dos jambolões, sorver um cheiroso e saboroso café passado na hora, admirar o ipê florido e dizer: - Sai daí, Botafogo! Pudim! Pudim!

######

LIVRO HUMANO
– Na próxima quinta-feira, dia 28, acontecerá a quarta edição do projeto Biblioteca Humana, com inicio às 17 horas, na Biblioteca Pública Municipal Profª Vera Gauss. Essa edição terá a temática “Mulheres Charqueadenses: histórias de construção social”.

BENEDITO SITE – O professor e historiador Benedito Veit está com seu site oficial na Internet: “benedito.com”. Lá você poderá conhecer cada um dos 22 livros do autor, a grande maioria sobre a história da Região Carbonífera, e entrar em contato com ele para adquirir as obras ou trocar uma idéia.

TRAMATEIA – Foi muito bom o show da banda no dia 8, no Muralha. Excelente o repertório, excelente, muito bem escolhido. Os arranjos estavam no ponto e a banda coesa. Recomendo.


Crônica publicada no jornal Portal de Notícias, versões online e impressa: http://www.portaldenoticias.com.br
João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 22/09/2017
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (você deve citar a autoria de João Adolfo Guerreiro). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários