João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
CapaCapa Meu DiárioMeu Diário TextosTextos ÁudiosÁudios FotosFotos PerfilPerfil Livros à VendaLivros à Venda Livro de VisitasLivro de Visitas ContatoContato LinksLinks
Textos


“Deus as crea, nóis as aprecea” – Carlos Nobre.

NOBRE & SANT’ANA

Com o falecimento do cronista porto-alegrense Paulo Sant’Ana, lembrei do antigo ocupante da página que “Pablo” diariamente habitava: Carlos Nobre, grande humorista gaúcho, natural de Guaíba, lá do outro lado do rio/lago/lagoa/estuário, o que quer que o Guaíba seja, de fato.

O Nobre sempre publicava fotos de mulheres seminuas em sua coluna, lá pelas décadas de 1970/80.O pessoal, claro, adorava. O legal é que eram mulheres “da vida real”, de tudo quanto é forma ou tamanho, não as marombadas tipo panicats que hoje a gente vê nos jornais. Parece que todas vieram da mesma academia, embora não se saiba se peitos e nádegas sejam naturais ou aditivados. Lembram os frangos peito-duplo que o meu sogro cria: bonitas, mas praticamente iguais. Nada contra, claro. Gosto não se discute. Eu ainda prefiro as do Nobre, eis que sou um cara “old school”.

Fora as mulheres, havia os textos de humor, geralmente em tópicos, sempre impagáveis: satirizavam tudo e todos, desde políticos a personalidades artísticas. Vez por outra Nobre fazia fotomontagens onde aparecia ao lado de grandes personagens mundiais.

Morreu em 16 de dezembro de 1985, aos 56 anos, causando uma repercussão próxima a que o óbito do Sant”Ana gerou. O próprio Paulo, que passou a ocupar a última página apenas em 1989, fez uma crônica em sua homenagem em 1995, pelos 10 anos da morte do humorista. Alguns jornalistas da velha guarda, inclusive, dizem que foi o Nobre que criou nos leitores o hábito de ler o jornal iniciando pela página final. As más línguas afirmam que era apenas por causa das mulheres, mesmo motivo pelo qual o pessoal atualmente abre o Diário Gaúcho primeiro na página central.

Escrevo hoje ao estilo do Nobre, de forma bem jocosa, a fim de lembrá-lo e homenageá-lo. Quem quiser ver suas colunas e história, recomendo um site muito legal, chamado Museu Carlos Nobre: http://www.carlosnobre.com.br/site/

######

TÁ MELHORANDO – Primeiro foi o Farmácia Popular, depois a reforma trabalhista e, mais recentemente, o aumento da gasolina. Agora são os velhinhos de 60 a 64 anos que podem não ter mais passe livre em Porto Alegre, além da demissão dos cobradores de ônibus. Bom, só falta aprovar a reforma da Previdência para o Brasil melhorar de vez para o povão! Tudo isso, claro, para dar uma força para os políticos corruptos e para os empresários sonegadores que se aliaram para assaltar os cofres públicos, gerando um efeito cascata que afogou o país. Eles roubaram, os assalariados pagarão. “Justíssimo”, disse Justo Veríssimo (Lembram dele? Deveriam...).

######

ATENÇÃO “GATEIROS” – Está em cartaz nos cinemas um documentário muito legal chamado Gatos. É sobre a cultura dos gatos de rua em Istambul, que vivem em perfeita interação com os moradores da cidade. Diferente. Assisti e gostei. Indico.

######

LANCHERIA DE REDAÇÃO – Quem aí, acima dos 50 anos, consegue comer três cheeseburgers (com ovo!)? O Barbeiro disse que come. O Delegado duvidou e disse que paga os burgers se ele comer. A aposta foi aceita. Emboras lá pra ver. Vomitar não vale!


Texto publicado no jornal Portal de Notícias, versões online e imporessa: http://www.portaldenoticias.com.br

João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 28/07/2017
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (você deve citar a autoria de João Adolfo Guerreiro). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários