João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos
Com que roupa?

Há praticamente 80 anos, em 4 de maio de 1937, o compositor popular Noel Rosa morria, no Rio de Janeiro, aos 27 anos, de tuberculose. Sete anos antes, compôs o samba “Com que roupa?” e fez sucesso na capital carioca e no Brasil, reconhecido até hoje como um dos grandes nomes da chamada MPB e, também, do samba.

“Com que roupa?” surgiu de um fato pitoresco: sua mãe escondeu suas roupas para que o filho boêmio não fosse a uma roda de samba. E ele: “Mas com que roupa eu vou?” Deu samba! Às vezes a gente fica assim para escrever. O que escrever? Férias são um bom estímulo para a leitura e um mau estímulo para a escrita.

Ficamos ali, curtindo a vida, senhores integrais do nosso tempo, sem compromissos, e o pensamento racional conectado com a realidade está sempre tomando uma gelada por aí, alheio ao mundo redondo dando voltas ao seu redor. “O que escrever?” Na verdade, não é “o que escrever”, mas sim “como escrever”. Por que escrever dá trabalho! Tem de pensar, decidir, dar uma pesquisada. E isso demanda tempo e concentração. Imagina o cara de sunga, na praia, correndo atrás de tempo, concentração e pensamento racional?

Então vamos lá. O que seriam coisas boas, interessantes ou pertinentes para se escrever no momento? Em tópicos curtos e preguiçosos:

MARISA LETÍCIA – A primeira bandeira vermelha estrelada foi ela que fez. Virou estrela, agora.

O RIO DE JANEIRO continua lindo, o Rio de Janeiro, FEVEREIRO e março..." –reiniciam os protestos de servidores na Assembleia Legislativa carioca, contra o ajuste fiscal do Sartori de lá. “É fevereiro (é fevereiro), tem...” quebra pau! Carnaval sem fantasias.

ESQUERDA 2017 - 150 anos de O Capital (Karl Marx) e 100 anos da Revolução Russa. Com que roupa os canhotos vão daqui pra diante?

BANRISUL – É apenas o bode na sala. CRM, CEEE... Assim, dia 7 de fevereiro os servidores estaduais gaúchos voltam à Praça da Matriz, contra o pacotão do Sartori original, o daqui. Vai ter BM na AL? O presidente da casa, agora, é PT e MST. Logo, a roupa será farda ou boné vermelho?

LEGITIMIDADE à Trump / Temer - Aplicam programas com minoria de votos nas urnas. As temerianas reformas previdenciária e trabalhista estão aí para provar. Quem defendia isso, perdeu em outubro de 2014. Quem sofrer essas reformas, vai ficar pelado.
Agora voltemos ao descanso. Com que roupa?




Texto publicado no jornal Portal de Notícias, versões online e impressahttp://www.portaldenoticias.com.br

 
João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 03/02/2017
Comentários