João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos
Charqueadas, o livro: 30 anos

Em 1986 o jornalista e historiador Saldino Antônio Pires lançou uma monografia que se tornaria referência para quem se interessa pela história da cidade: “Charqueadas: sua origem, sua história, sua gente”. Publicado pela Folha Mineira - Jornal & Gráfica, quando esta completava vinte anos de atividade, foi um trabalho totalmente artesanal, da pesquisa e escrita à composição, impressão e encadernação, “feitos (...) pelo autor, que também é tipógrafo”, conforme informa Pires já na orelha do livro.

“Charqueadas” vai das primeiras referências históricas sobre o local onde hoje é a cidade, passando por seus pioneiros, pelos ciclos econômicos do charque, do aço e do carvão e chegando ao período da emancipação (1982) e da primeira administração do município. Em sintonia com a veia jornalística e cronista de Pires, encerra com os deliciosos capítulos “Histórias que Charqueadas conta” e “Tipos Populares”.

Possuo dois exemplares desse livro que tem capa com fundo branco, letras pretas e fotos verdes, obra única e singular nas letras locais. Um dos exemplares está autografado pelo autor à minha mãe, em 8 de novembro de 1986. Guardo-o em local especial de minha biblioteca.

######

QUINTANA / SIMÕES – 2016 marca os 110 anos do nascimento do poeta alegretense (de alma portoalegrense) Mário Quintana e 100 anos do falecimento do escritor pelotense Simões Lopes Neto. Logo, a 62ª Feira do Livro de Porto Alegre, que acontece até 15 de novembro na Praça da Alfândega, é uma boa oportunidade para se adquirir, a bom preço, obras desses exponenciais literatos gaúchos. Em relação a Neto, é possível ainda conferir outras atividades: “A escrita se fez imagem” - Simões Lopes Neto ilustrado por Nelson Faedrich, até o dia 18 de novembro na Pinacoteca Aldo Locatelli (Paço dos Açorianos – Praça Montevidéu, 10), aberta de segunda a sexta-feira; “Onde não chega o olhar prossegue o pensamento” - exposição sobre a vida e obra de Simões Lopes Neto no Santander Cultural, de terças a domingos, até 18 de dezembro; “Ilustrando Lendas do Sul” – exposição que ocorre na Casa de Cultura Mário Quintana até 4 de dezembro, de terças a domingos. Todas com entrada franca.

######

BIBLIOTECA – Em São Paulo, durante o 9º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, “o projeto Biblioteca Humana, da Biblioteca Pública Municipal de Charqueadas, foi selecionado dentre 116 projetos enviados, ficando entre os 15 melhores, sendo que foi o único projeto do Rio Grande do Sul a ser apresentado na modalidade painel”, conforme a bibliotecária Carina Pahim. Parabéns!

######

SARAU IFSUL – Dias 25 e 26 de novembro será realizado o II Sarau Literário IFSul 2016. Maiores informações na página no Facebook do Ocupa Tudo Charqueadas, movimento inserido na luta contra a aprovação da PEC 55 (241) pelo Senado Federal. O movimento também fará as Oficinas de Fotografia e Cinema, dia 19 de novembro: a primeira, das 09h às 12h; a segunda, das 14h às 17h, todas no campus do instituto.

######

ATO CONTRA A PEC 55 (241) – Hoje, às 18h, na Esquina Democrática, em Porto Alegre, contra a PEC do governo federal que limita investimentos públicos em saúde, educação e previdência pelos próximos vinte anos.


Texto publicado no Jornal Portal de Notícias, versões online e impressahttp://www.portaldenoticias.com.br
João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 12/11/2016
Alterado em 12/11/2016
Comentários