João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
CapaCapa Meu DiárioMeu Diário TextosTextos ÁudiosÁudios FotosFotos PerfilPerfil Livros à VendaLivros à Venda Livro de VisitasLivro de Visitas ContatoContato LinksLinks
Áudios

Africa Nação
Data: 01/07/2009
Créditos:
Letra e música - Alberto André
Interpretação -Alberto André
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (você deve citar a autoria de João Adolfo Guerreiro). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Acima, na foto, eu (de laranja) e Alberto André, em 2003.


CD Claridade - Alberto André


Clean, soft, cool, use qualquer um destes termos e todos eles se encaixam neste CD ainda não lançado do cantor, compositor, músico e instrumentista popular charqueadense Alberto André Pereira, que eu obtive com exclusividade dele mesmo e mostro aqui pros amigos do Recanto das Letras.
Um trabalho cheio de lirismo e poesia nas letras. Arranjos despojados, mas não pobres, pois carregados daquela sutileza simples e rica que os músicos que já aliam a experiência ao talento sabem utilizar nos arranjos, harmonias e melodias.
Ao ouvir o CD Claridade, você se sentirá na sala de sua casa com dois ou três músicos tocando pra você. Na verdade todos eles são o Alberto André, executando todos os instrumentos, em gravação no seu estúdio caseiro e artesanal, o Coqueiros Records. Mas não pensem numa gravação ruim, pois Alberto já trabalhou em estúdio de gravação e sabe tirar o melhor do mínimo.
O trabalho de Alberto tem basicamente um formato acústico com forte presença de elementos de MPB e um pouco de “espírito pop” na música, enquanto que nas temáticas aborda sempre assuntos de viés humanístico, sejam subjetivos, sejam sociais, sempre numa forma de expressão poética.
Bom, já falei demais, agora vamos escutá-lo. Ao longo desse mês de junho vou publicar aqui uma música a cada um ou dois dias pra vocês.

Abaixo falo um pouco sobre as dez canções que compõe o CD Claridade:

CLARIDADE – A canção que dá título e abre ao CD trás a voz de Alberto acompanhada de baixo, violão e bateria eletrônica programada. “Essa luz maturada...”

PEDALAR – Particularmente acho a melhor canção do CD, tanto pela bela melodia quanto pela temática e construção da letra, explorando a simples complexidade do ato de andar de bicicleta de uma maneira ampla. Voz, violão, baixo e percussão (VVBP) dão sustentação ao gostoso balanço de Pedalar.

CIÇA CECÍLIA – Uma gostosa canção de sua autoria que Alberto André regrava, quase um “gospel católico”, sobre a padroeira dos músicos, Santa Cecília. Mesmo arranjo de Pedalar, mas com elementos distintos na percussão. (Nota - Havia esquecido anteriormente de citar que a cantora charqueadense Laíza Peres é a autora da letra).

A COR DO AMOR – Música criada sobre um poema da literata charqueadense Valda Tissot Junqueira, é um outro grande momento do CD, muito legal de se ouvir quando se está apaixonado. Arranjo VVBP.

QUERUBIM – Essa música é de Charlon Fernando, um ex companheiro de Alberto André ainda dos tempos da seminal banda charqueadense Voz Ativa. Legal o suave timbre de violão solo dessa canção. VVBP.

NO MEU PAÍS – Composição de Alexandre Vieira gravada por Alberto André. Letra social inteligente e reflexiva, com melodia e harmonia belas e fluídas. VVBP.

PÁSSARO FERIDO – Um arranjo com bateria eletrônica e gaita de boca, dando uma intenção levemente rock pra canção. Melodia muito bonita e letra muito legal. A letra é da poetiza de Santa Cruz do Sul Scheila Stumpf. Outra das minhas preferidas do CD, principalmente pela interpretação vocal.

OUTROS TEMPOS – Outra canção que Alberto André regrava. VVBP e também com um bom timbre de violão solo, econômico melodicamente mas expressivo. Um letra intimista e reflexiva, um pouco melancólica ao olhar sobre a vida e o passado.

AFRICA NAÇÃO – Uma canção cheia de suingue e energia que aborda a questão dos negros no Brasil. Gostei muito dela. VVBP e bateria eletrônica.

HELLO GOODBYE – Canção dos Beatles regravada por Alberto André e que ficou gostosa de se ouvir na sua voz (ou melhor, vozes) e no seu estilo VVBP. Aliás, “África - Hello” é a melhor sequência de Claridade, na minha opinião.
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 03/06/2009

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (você deve citar a autoria de João Adolfo Guerreiro). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.



Comentários